12 de dezembro de 2007

Cantata de Natal

No passado dia 9 de Dezembro, realizou-se no Salão Paroquial (gentilmente cedido) de N.ª Sr. da Piedade, em Ourém, o habitual concerto de Natal da Academia de Música Banda de Ourém.


Este ano, o projecto desenvolvido era deveras ambicioso e consistiu na apresentação de uma obra musical que congregava em simultâneo a participação de todas as secções que integram a associação (Chorus Auris, Coral Infantil/Juvenil, Orquestra Típica, Orquestra de Sopros, Romeiros e Escola de Dança).


Embora o tempo para montagem da obra fosse extremamente curto, será de reconhecer o enorme esforço efectuado pelos participantes, particularmente os coralistas do Chorus Auris e da Orquestra Típica, os quais apesar da sobrecarga de ensaios ocorrida, bem como das dificuldades linguísticas com que muitos se depararam, demonstraram ao longo de toda a preparação, uma assinalável entrega (uns mais do que outros ...)


A obra apresentada ("The Christmas Light"), é uma Cantata temática para a época do Advento ou do Natal. O arranjo para coro, solistas, narrador e coro de crianças é de Patrick M. Liebergen (compositor e editor, actualmente director coral na Universidade do Wisconsin) e inclui obras de Mendelssohn, Mozart, Shubert, Gruber, Handel, entre outros.


No final do especáculo decorreu um refeição convívio amavelmente oferecida pela direcção da AMBO a todos os executantes da associação.


Esta obra será novamente apresentada no próximo dia 6 de Janeiro de 2008, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, no âmbito do "Concerto de Reis", habitualmente promovido pelo Santuário de Fátima.


(pequena participação inicial da Classe de Iniciação do coro infantil)



(vista panorâmica de um palco que se revelava pequeno para o número de participantes)





(Os Maestros do Chorus Auris e Orquestra Típica, que tanto trabalharam para que a Cantata fosse o successo que foi)






(espectáculo em que o público compareceu em massa, preenchendo assinalavelmente a sala)

fotos:Rui Subtil
Post Completo por FM Stereo

5 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ler este "post", entre outras observações que poderia fazer, não posso deixar de comentar dois aspectos:

1 - A "pequena" participação inicial não foi do Coral Infantil mas sim da Classe de Iniciação.

2 - O Coral Infantil / Juvenil começou a preparar esta Cantata desde 28 de Setembro, dedicando em TODOS os ensaios até à apresentação parte do seu tempo de ensaio, com as naturais dificuldades que crianças de 7 anos têm para cantar em inglês. Pelos vistos isso não conta nem como "esforço" nem como "assinalável entrega".

No mínimo, um "post" infeliz.

Anónimo disse...

De facto tem razão não foi uma "pequena" participação, foi uma extensa participação.

FM stereo disse...

Caro Paulo, quando se efectuou referência à "pequena" participação do Coral Infantil, pretendia-se dizer "Classe de Iniciação" aludindo à participação desta classe no início do espectáculo, pedindo-se desculpa pelo lapso apresentado. No que respeita à referência ao "esforço" e à "assinalável entrega", será evidente que esta alusão será para todas as secções envolvidas, não podendo deixar de destacar os coralistas da Orquestra Típica e do Chorus Auris, os quais efectuaram três ensaios por semana, sendo que pelo meio o Chorus Auris ainda participou noutros eventos.

João Subtil disse...

Infeliz?? Pelo menos o Fernando, trabalhou e escreveu algo para divulgar pela internet, e este é um post de grande qualidade que representa muito bem o que se passou...
E quanto ao erro em relação´`a classe de iniciação ou lá o que é, já tinha feito referência a isso, era escusado outra vez... Eu é que deveria ter mudado, mas se quiser escreva mais uma vez agora noutro blog...

João Subtil disse...

E agora desde muito novos as crianças aprendem inglês na escola, muitas delas frequentam mesmo escolas privadas, condições a que a maioria dos coralistas da orquestra Típica e Chorus Auris não tiveram possibilidade de aproveitar.