29 de julho de 2006

Alteração do ensaio de dia 3 de Agosto.

Devido ao facto do maestro apenas poder fazer ensaio mais cedo, pois à noite terá um concerto, o ensaio foi alterado para dia 2 de Agosto. O ensaio é ás 19 horas.
Obrigado pela compreensão. Apareçam.

27 de julho de 2006

Lançamento do CD "Apollinis"

No passado dia 21 de Julho, o CD "APOLLINIS" foi lançado na sede da Ambo após um pequeno concerto do coro de um trio de flauta, clarinete e piano e dos discursos, o CD foi colocado à venda.
O CD têm 16 faixas. A 1ª, é a peça Apollinis encomendada pela AMBO para comemorar o 75ª Aniversário da Academia de Musica Banda de Ourém, peça intrepertada por coro e banda.
Neste CD todos os grupos participam.
O CD têm um preço de 10€ mas para os musícos que vendam três, a Academia oferece um ao músico.

22 de julho de 2006

Alteração do dia de ensaio para dia 26 de Julho

Devido à impossibilidade de se realizar o ensaio na quinta-feira o maestro pediu para se alterar o ensaio. Sendo assim, o ensaio que deveria ser efectuado no dia 27 de Julho foi alterado para um dia antes, ou seja, dia 26 de Julho. O ensaio será à mesma às 19h.
Apareçam.

14 de julho de 2006

Alteração da hora de ensaio do dia 20/07

Devido ao facto de vários musicos estarem no estágio da Orquestra de Sopros dos Templários e o maestro apenas poder chegar às 19.30 horas, o ensaio excepcionalmente foi mudado para as 21 horas.
Obrigado pela compreensão. Apareçam.

Percussão

Durante alguns sábados, entre as 10.00 e as 12.00 horas, o percussionista Hugo Ribeiro irá prestar a sua colaboração na formação dos percussionistas da Banda Juvenil/Orquestra de Sopros.

Este trabalho com o naipe de percussão iniciar-se-á já no proximo sábado, dia 15 de Julho.

Formação - Escola da Banda

Desde o dia 1 de Julho que o maestro José Pedro Figueiredo está a realizar trabalho de formação destinado aos novos elementos da Banda, todos os Sábados entre as 14.30 e as 17.30 horas, na sede da AMBO, nos seguintes moldes:
- Das 14.30 às 15.30 horas - Iniciação musical (Solfejo);
- Das 15.30 às 17.00 horas - Formação com instrumento.
Todos os interessados em aprender música podem aparecer.

"Banda juvenil/Orquestra de sopros com novo maestro"

"Pareceu-me um bom desafio e eu gosto de desafios novos", afirma.
José Pedro Figueiredo é o novo maestro da Banda juvenil/Orquestra de sopros da Academia de Música Banda de Ourém. Sucede ao maestro Mortágua que, durante vinte anos foi o responsável por esta secção da Academia.
Desde Junho, o novo maestro ensaia, aos sábados, com o grupo que compõem a Banda juvenil/Orquestra de sopros. "Os métodos poderão ser diferentes" salienta o maestro mas, o certo é que "a média de idades é baixa e os jovens reagem com muita facilidade quando lhes peço alguma coisa".
Além de sentir uma boa adaptação por parte dos executantes ao seu modo de dirigir, manifesta alguma satisfação pelo regresso de alguns elementos.
Formação é prioridade
José Pedro Figueiredo gostaria de ter tido tempo para elaborar um plano de trabalho. A sua entrada como regente esteve inicialmente prevista para Setembro mas foi antecipada para Junho. Assim, "ainda estou a conhecer como as coisas funcionam" e " estou já a fazer plano para reestruturação da escola de música".
Em termos de formação, o objectivo seria permitir aos jovens executantes integrarem a Ourearte, para terem uma" formação mais completa", os que pretenderem seguir na carreira.
Numa linha de trabalho, "vou tentar contar com a ajuda de alguns elementos que já cá estavam (na banda) para me ajudar a dar formação". Ou seja, futuramente, o maestro gostaria que executantes ensinem outros alunos, num instrumento e não que o regente ensinasse todas os instrumentos.
Um dos objectivos que possui é "fazer é espectáculos conjuntos com as outras secções da casa".
A grande meta do maestro é "ter uma boa escola de música a funcionar e fazer com que a banda toque o melhor possível", o que significa conseguir "fazer ensaios com casa cheia", ou seja, "que as pessoas se sintam motivadas a vir ao ensaio e que não seja qualquer coisa que as demova".
Banda entusiasta
"Encontrei pessoas jovens entusiasmadas com espírito muito aberto. Há gente a tocar muito bem. Há qualidade nos músicos da banda", salienta o novo maestro.
Certo que "a banda terá os seus problemas técnicos", José Pedro Vasconcelos está muito satisfeito com o facto de eles reagirem bem ao que lhes é pedido, em termos musicais.
A prioridade da banda/orquestra é agora ensaiar para o cortejo das festas da paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Nesta altura será apresentada uma peça nova.
Depois de Outubro, o maestro gostaria de realizar concertos regulares, tendo vontade de estrear reportório, também, regularmente.
José Pedro Figueiredo é licenciado em Fagote, pela Escola Superior de Música do Porto.Fez vários cursos de direcção com o maestro Robert Houlihan.
Já dirigiu vários grupos, é maestro da Banda de música do Loureiro e professor do Conservatório de música de Coimbra, o que acumula com a direcção da Banda juvenil/Orquestra de sopros.


in Notícias de Ourém, 14 de Julho de 2006

13 de julho de 2006

Português legível

Queria pedir a todos os visitantes deste blog, que a partir de agora quem costumava escrever com abreviaturas e de forma incorrecta, começasse a escrever correctamente para que todos percebam.
Agradeço a colaboração.

Anónimos NÃO

A partir de agora nos coments os anónimos e quem não der o nome, esse comen será de momento excluido por um dos administradores do Blog.

12 de julho de 2006

Apelo

Queria apelar a todos que não façam deste blog um lugar para ofensas pessoais.
Dar opiniões, sim tudo bem mas insultar já não é para este blog e espero que nem seja fora dele.
Este blog foi criado para dinamizar e divulgar a Banda Juvenil/Orquestra de Sopros e também para fazer avisos sobre o seu funcionamento.
Eu não quero que deixem de visitar, comentar e se até quiserem de postar, mas com dignidade e com respeito pelas opiniões dos outros, desde que colocadas correctamente.
Obrigado

2 de julho de 2006

Sofrimento, Alegria, Música Maestro.....

Ontem na sede da AMBO, a tarde teve de tudo um pouco, convívio, sofrimento, alegria e depois até música..
Cerca de 30 pessoas juntaram-se na sede da Ambo e todos juntos com muito sofrimento viram Portugal ganhar, no final do jogo e de tantas emoções, ainda houve tempo para tocar um pouco...
Viva PORTUGAL...